As antenas são uma parte muito importante em qualquer comunicação.
Antena é o dispositivo cuja função é transformar energia electromagnética guiada pela linha de transmissão em energia electromagnética irradiada, pode-se também dizer que esta lei serve também no sentido inverso, isto é, transformar energia electromagnética irradiada em energia eletromagnética guiada para a linha de transmissão.
Outra definição mais simples é a antena ser um dispositivo metálico para irradiar ou receber ondas de rádio.
Existem 2 tipos de antenas:
Direccionais - irradiam o sinal numa direcção (ex. antena de TV)
Omnidireccionais - irradiam o sinal em todas as direcções (360 graus - antena WI-FI).
Antena direccional
A Antena direccional é usada na área de telecomunicações que só possui uma direção na emissão de informação e quando o trafego na linha não é muito grande.
É um equipamento opcional para redes sem fio que proporciona mais qualidade e intensidade do sinal, isto é, maior potência e alcance.
Utilizada pelo sistema Internet (Wireless) torna possível a comunicação sem fio em longas distâncias.
Tem inúmeras aplicações na faixa de freqüência de 2.4 GHz.
Antena omnidirecional
Antena Omnidirecional é aquela na qual a onda electromagnética propaga-se em todas as direções. Esse tipo de antena tem uso facilitado por não precisar de direcionamento, facilitando sua instalação. São usadas tanto nas estações de base quanto nas placas de acesso. Entretanto não funcionam bem para enlaces longos, a não ser que sejam utilizados amplificadores externos. Esse tipo de antena é principalmente utilizado para redes wireless.
Sem comentários:
Enviar um comentário