sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

18 - Meios de transmissão sem fios

Infravermelhos
Os raios infravermelhos são constituídos por radiação composta por fotões cuja frequência é maior que 8x1011 Hz e menor que 3x1014 Hz, isto é, radiação electromagnética com frequência inferior à da luz vermelha, mas superior à das ondas de rádio.


Os raios infravermelhos foram descobertos no espectro solar, em 1880, pelo astrónomo inglês de origem alemã Frederick William Herschel.

A sua experiência consistiu em fazer atravessar um feixe de luz branca por um prisma, observando-se num alvo um espectro contínuo de radiações, de comprimento de onda entre o vermelho e o violeta (espectro contínuo da luz branca ou espectro solar). Em seguida, colocou um termómetro no alvo, na região a seguir ao vermelho, e observou uma elevação de temperatura, correspondendo essa região à radiação infravermelha, concluindo que ali não existia luz.


Esta foi a primeira experiência que demonstrou que o calor pode ser transmitido por uma forma invisível de luz.


Ondas de rádio

Os campos eléctricos e os campos magnéticos são forças básicas da natureza. Juntos, eles criam ondas electromagnéticas invisíveis que atravessam todo o ambiente - como ondas na superfície da água.
As ondas electromagnéticas têm diferentes propriedades e utilizações, dependendo do comprimento de onda. As ondas rádio manifestam-se numa gama específica de comprimentos de onda, sendo úteis para a transmissão de sinais sonoros e digitais.


A electricidade e as ondas rádio podem ser utilizadas como fonte de energia para dispositivos fabricados pelo Homem
Percepcionamos as diferentes frequências das ondas de luz visíveis, como cores diferentes
Os raios X podem revelar o interior de alguns objectos sólidos
As ondas de frequências mais baixas, como por exemplo as micro-ondas, não têm o potencial necessário para alterar a estrutura de matéria biológica, mas podem desencadear um efeito de aquecimento. Este fenómeno é designado por radiação não-ionizante. As ondas de frequência mais alta, como os raios X, podem provocar alterações na matéria biológica. A este fenómeno dá-se o nome de radiação ionizante. Os dispositivos rádio emitem radiação não-ionizante.


Laser
 
Os lasers estão em toda parte, numa grande variedade de produtos e tecnologias. Aparelhos de CD, brocas de dentista, máquinas de corte de metal ultra-velozes e sistemas de medição usam lasers. Mas o que é um laser? E o que faz um raio laser ser diferente do facho de luz de uma lanterna?

UMTS


UMTS - Universal Mobile Telecommunications System, significa em português Sistema Universal de Telecomunicações Móveis, é o protocolo de "terceira geração" (3G) para sistemas móveis de comunicações, membro do do ITU’S IMT-2000.


O UMTS possuirá um papel chave na criação do futuro mercado de massas para comunicações móveis utilizando o potencial de conteúdos multimedia com alta-qualidade, utilizando uma tecnologia rádio irá aproximar operadores mundiais até ao ano 2010.

O UMTS é a plataforma móvel preferida para a entrega futura de serviços rich-content e aplicações, resultou de intensos esforços mundiais em pesquisas e desenvolvimento durante cerca de 10 anos, e tem o apoio de muitos operadores importantes de telecomunicações e fabricantes porque representa uma oportunidade rara para criar um mercado de massa, personalizando serviços de acesso móvel. UMTS procura construir e aumentar a capacidade das tecnologias de satélite e wireless para proporcionar o aumento da qualidade e rapidez na transferência de dados e um alcance geográfico maior usando um esquema inovador de acesso via rádio com banda larga.

Satélite 

 As comunicações por satélite permitem serviços de telecomunicações de banda larga acessíveis a um utilizador comum que se encontre num continente, no mar e no ar. Nos últimos anos, a facilidade de utilização destes serviços tornou-se tão popular ao ponto de ser possível utilizar uma pequena antena VSAT para captar emissão broadcast de televisão e aceder à Internet. Estes sistemas competem directamente com os sistemas comuns de recepção de TV terrestre por cabo ou mesmo com sistemas de acesso a serviços de Internet a altas velocidades como a ADSL.
Hoje em dia, os sistemas por satélite continuam a desempenhar um papel importante em redes backbone globais,  independente das crescentes instalações de fibra óptica marítima que se verificaram no fim dos anos 90.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário